domingo, 2 de dezembro de 2007

O Primeiro dia de Trabalho

Pois é, algum dia na minha vida este dia ia ter que chegar. Já tinha tido um mini-estágio em Coimbra de duas semanas, mas hoje foi o meu Primeiro dia de Trabalho Oficial! E para castigar foi logo num sábado (sim, porque eu aqui por estes lados vou ter que trabalhar aos sabádos...)

Hoje o dia, apesar de bastante longo (comecei as 9 da manhã e só cheguei as 10 da noite), foi calminho: imitei-me a seguir o meu chefe para umas quantas reuniões (um dia terei que arranjar uma foto do homem porque ele é personagem... baixinho, bigodinho, meio careca, aneis e fios de ouro, ah, e claro, a tipica pronúncia inglesa de indiano-dono-de-mercearia-nos-EUA...)

Com este primeiro dia já deu para tirar algumas ilações:
- o ritmo de trabalho dos indianos é de rir de tão lento que é (e atenção que este comentário vem de mim, por isso podem ter uma noção);
- nas reuniões as regras de boa educação são, para um comum ocidental como eu, estranhas. A começar por um dos homens que se descalçou a meio, passando por outro que passou metade do tempo a atender telefonemas que nada tinham a ver com a reuniao...
- todas as empresas, por mais pequenas que sejam, têm sempre um empregado que é contratado unica e exclusivamente para servir cafés, chás e águas;
- quanto mais tempo fizermos esperar os outros mais importantes somos (em qualquer outra parte do mundo era considerado falta de respeito... mas temos que nos adaptar!)

Com o passar do tempo irei tirar mais conclusões e depois transmito-vos para terem um pouco mais de noção do que me rodeia.

Continua a ser uma experiência fabulosa e sei que cada dia que saio de casa é uma aventura nova! Nunca sei o que me espera!

Beijos e abraços para todos

P.S.: aquilo que escrevi em tom de piada no post Noticias da Radio da India (sobre uma vaca parada no meio da estrada) é de facto verdade. Cheguei a ver algumas vaquinhas a passear, mas vi uma, numa das principais ruas de Deli mesmo parada no meio da rua... Só mesmo aqui

6 comentários:

Anônimo disse...

Grande Ricardo, Vai-te lixar que tás com muita sorte, quando vires 2 adultos de bigode e nos seus 40 a trocarem 4 beijos e um abraço tu vais pensar, FOGO, se calhar tou na Argélia. Abraço.

Anônimo disse...

Posso concluir que foste parar ao sitio certo...lento lento lento...
Fiquei contente com o teu primeiro dia de trabalho e espero que te continues a adoptar bem!!!
Mais uma vez não é só a tua mãe que lê o teu blog...
Beijinho grande

Tisha disse...

Não te esqueças que fazes parte da Nata da Nata por isso tá a fazê-los esperar no mínimo 1 horita!!!

Já percebeste porque é que foste pa Indía? "Ah e tal sou preguiçoso!" Pimba vais pai que eles são lentinhos :P

Aproveito para avisar que tenho um desafio para ti no meu blog ;)

Beijocas**

Jaime Silva disse...

Ricardo concordo totalmente com o ritmo de trabalho... Apesar de hoje ter sido só o primeiro dia... Mas para mim isso é óptimo. Tenho piscina, court de ténis, campo de baquetebol... que vida!!! Estou adorar isto! qualidade de vida!

Já agora os Indianos dai também andam abraçados e de mão dada ? Estou ficar com receio das tendências deles...

Joao Pedro Santos disse...

nao fossem os sabados e isso seria um sonho!
poder trabalhar devagar, chegar atrasado, descalçar nas reunioes e ter uma pessoa a servir cafes é muito bom :)
vai partilhando esses pormenores, abraço

Jaime Silva disse...

Ricardo eu e o Zé estamos com um pequeno problema... Temos o acesso barrado a todos os emails. Não temos noticias dos preparativos das férias de Natal. Só podemos aceder ao email da wipro... O meu email é jaime.silva@wipro.com e do zé jose.vaz@wipro.com. Será que nos podias manter informado acerca dos pormenores da viagem? grande abraço indiano