quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Nepal... um país simplesmente fabuloso (3-18Ago)

Seleccionar um pequeno número de fotos da viagem ao Nepal foi tarefa bastante complicada. 9 pessoas, 7 câmaras... dá um número muito elevado de fotos.

15 dias, 5 cidades, muitas aventuras, viagens de autocarro (algumas no tejadilho), muitos encontros ocasionais, visitas a escolas primárias, um povo pobre e muito simples mas sempre simpático e sorridente, paisagens lindas... numa palavra: Inesquecivel!

Lumbini, a primeira "cidade" que visitamos (entre aspas porque tinha quase menos habitantes que o meu prédio!)

Uma das centenas de fotos (literalmente) de crianças nepalesas

Passeio de elefante em Chitwan (a segunda "cidade")

Tomar banho com os elefantes. Mais uma experiência inesquecivel

Depois de nos mandar a àgua o elefante compensava ajudando-nos a subir pela tromba

O grupo completo. Da frente para trás: Zé (C11 em Bangalore), Kwame (já dispensa apresentações), Indira (irmã do Kwame), Eu, Jaime (C11 em Bangalore), João (primo), Leonor (prima), Ana (minha irmã) e Marta (prima)

Uma casa tradicional numa pequena vila no Nepal

Pokhara, a terceira cidade (reparem que já não aparece entre-aspas). Lago lindissimo onde alugamos um barquinho a remos

Imagem tradicional do Nepal (e uma das minhas preferidas da viagem): mulheres a cultivar um campo de arroz

Grupo que participou no rafting. Para além do nosso bando juntaram-se três espanhóis e uma australiana

A subir para o tejadilho do autocarro. Quando este se encontrava lotado era esta a solução

Uma dessas viagens

Pequeno aglomerado de casas no topo de uma montanha

No topo de uma montanha, após mais um trekking e com o novo amigo espanhol que a nós se juntou por cinco dias

Vista sobre o vale no topo da montanha em que fizemos trekking

Imagens da mais simples e pacata vila onde estivemos: Bandipur. De uma beleza extraordinária e um local longe de ser descoberto pelas massas de turistas que inundam o Nepal anualmente

Imagens de um pequena cidade perto de Katmandu, Bhaktapur

Ainda em Bhaktapur: criança a dormir com os pombos a voar por trás

O mais surreal episódio da viagem aconteceu mesmo no fim. Saímos de Katmandu com destino a Darjeeling (Nordeste indiano). Uma viagem de deveria demorar 17horas de autocarro (13h) e de jipe (4h). Saímos às 4 da tarde de dia 18. Um autocarro com idade para a reforma há muito, estradas de montanha com curva contra curva, paragem de 30min por causa de um acidente, música nepalesa (que não é, como devem imaginar, propriamente a melhor), sucessivas paragens em "estações de serviço" (esta deveria ser colocada entre muitas aspas). Contudo, com isto pudemos nós bem, mas o pior estava para acontecer! Ao fim de 15horas dentro do autocarro (portanto já deviamos estar a andar de jipe), este encosta na berma da estrada onde se encontravam mais umas dezenas de autocarros. Começa um burburinho e nós portugueses completamente desorientados. O que se estaria a passar? Lá conseguimos que nos explicassem o sucedido. Os autocarros já não podiam mais passar daquele ponto porque a estrada estava completamente inundada! Tempo de espera: na melhor das hipóteses um ou dois dias, mas na pior... quinze dias!!! Olhando para todo aquele cenário e incertezas quanto ao tempo de espera só viamos um soluçao possível: regressar a Katmandu e apanhar um avião. Perguntamos se era essa a decisão que iria ser tomada quando para nosso espanto a resposta foi um Não. Não passava pela cabeça daquela gente fazer o percurso inverso. Começamos a ver a vida a andar para trás... O que fazer? Felizmente passou um autocarro no sentido inverso que ia para Katmandu. Foi a salvação! Conclusão: 30horas depois, 800km (sim, é ridiculo, mas em 30 horas limitamo-nos a andar 800km... imaginem o desespero!), e menos 20euros no bolso estavamos de volta ao ponto de partida! Pois bem, esta foto foi tirada momentos depois de percebermos a embrulhada em que estavamos metidos...

As tais "estações de serviço". Sombrias, pouco higiénicas onde se aproveitavam os ovos cozidos e a meia-duzia de artigos que não passava o prazo de validade

Os Himalais vistos do avião de regresso a Déli. Se ampliarem a foto percebem que aquilo lá ao fundo não são nuvens

ana belo disse...

O que é isso de "nós ficamos completamente desorientados", "só víamos uma solução" (no que repeita a viagem das 30h)? Durante as 3 horas que estivemos parados, enquanto nós (e este nós não te inclui a ti!) tentávamos perceber o que se estava a passar e qual seria a solução, falando com as únicas 3 pessoas que percebiam inglês no meio daquilo tudo, tu dormias tranquilamente no autocarro, como se não fosse nada contigo!!!Preguiçoso até em alturas de desespero!
Mas concordo contigo; Nepal, inesquecível, por tudo!