sábado, 15 de março de 2008

Tomar banho no séc. XIX

No sec. XIX e durante largas décadas do sec. XX para se tomar banho em Portugal era preciso uma grande ginástica. Naqueles tempos distantes em que não havia chuveiros uma das técnicas usadas era a do balde. Punha-se água num balde (os mais sortudos aqueciam a água em panelas) e depois despejava-se aos poucos pelo corpo.

Já devem estar a começar a perceber a razão de ser deste post...

Pois bem, aqui por terras indinas todas as casas-de-banho (quer seja em casas particulares, quer seja em hóteis) têm dois baldes, um grande e um pequeno. A principio, no hotel onde ficamos, nem percebíamos bem o porquê, uma vez que a pressão da água era mais que suficiente para tomar um duche.

O nosso humilde apartamento não foge, obviamente, à regra. Quando o alugamos lá estavam os dois baldes, mas só quando começamos de facto a lá viver é que nos apercebemos que tinhamos mesmo de os usar...

Durante o inverno precisamos de usar água quente, logo, era também este o sistema que tinhamos que usar: fazer uma mistura de água quente e fria no balde grande (temos umas torneiras na “banheira” a um nível mais baixo onde a pressão da água quente é suficiente) e depois usamos o balde pequeno para nos irmos banhando. Agora que o tempo aqueceu a água quente já não é tão necessária pelo que muitas vezes é possível usar o chuveiro, no entanto, ainda há aqueles dias mais frescos onde o balde é usado...

Acreditem porque é mesmo verdade! Em pleno século XXI ainda temos que usar este sistema. E o pior era mesmo ter que atravessar o terraço desde a casa-de-banho até ao quarto com a toalha enrolada à cintura (são só uns dois ou três metros, mas de manhã fazia um frio de rachar).

E assim vou (sobre)vivendo na Índia. Sem dúvida uma experiência de vida inesquecivel.

Deixo-vos a foto em baixo.

Beijos e abraços a todos

7 comentários:

Simãozinho, o Bife disse...

O truque do balde é divinal. Eu usava isso quando era puto em casa dos meus avós. Muito bom. Que nostalgia que me veio agora.
Ao balde, mas lavadinho.
Um alguidar de abraços

nelsinho disse...

isso é melhor que a tropa, vêm dái homens feitos! voltando n querem outra coisa... "-Então vamos sair? - Sim, deixa-me só tomar um banho de balde e fico pronto!"

José Miguel G. disse...

Sim, nada mais precário que o baldinho…mas não te queixes, não tens de puxar a água do poço ou ir à fonte buscá-la…abres a torneirinha e sai água, um luxo!

Faz-vos bem! Eu como já estive em vossa casa uns dias sei do que falo…easy easy! Canja canja! Lolololol


Grande abraço

Jaime Silva disse...

Ricardo,

Atenção que os baldes que existem em todas as casas de banho da Índia, costumam ter uma finalidade diferente daquela que vocês lhe dão...

Na Índia não se usa papel higiénico, os Indianos usam a mão esquerda (por isso considerada impura)e água para limpar o rabinho.

O balde pequeno é usado na operação de limpeza ao rabinho. Agora já muitas casas de banho, em vez do balde, têm um pequeno chuveiro que o substitui.

Amanhã também vou tomar o dito banho do balde :)

Abraço

Deixem jogar o Mantorras disse...

Isto sim é vida...

grande abrazo

Tisha disse...

lolololol ai Ricardito, tadinho de ti! Isso é que é sofrer... eu ainda reclamo da Roménia! A partir de hoje vou espancar-me de cada vez que reclamar de alguma coisa :P

Te pup **

Tisha disse...

Descobri o Blog desta menina... já conhecem?

http://challengesbyteresa.blogspot.com

Smp bom conhecer pessoal novo ;)

Pa *