segunda-feira, 19 de maio de 2008

Um fim-de-semana diferente

Cenário: Ganges River, perto de Rishikesh, 250km a norte de Deli (o que significa 6horas de carro). Parque de Campismo sem electricidade.

Mais um fim-de-semana que passou por terras indianas. E que fim-de-semana! Ao fim de 2 meses pedi ao meu chefe para tirar o Sábado e pude finalmente ter um verdadeiro fim-de-semana (composto por dois dias...!). O destino era um parque de campismo no meio do nada a norte de Déli. A principal atracção era fazer rafting.
O grupo era composto por 8 pessoas: dois portugues, eu e Kwame, a canadiana Sarah e uma mão cheia de franceses, nossos amigos de Déli.
A viagem de ida correu tranquilamente. Saímos na noite de sexta para sábado às 4 da manhã. Chegamos ao parque de campismo por volta das 10 da manhã.
Tomamos o pequeno-almoço (tradicionalmente indiano) e toca a vestir o fato de banho, pôr o colete salva-vidas e o capacete e entrar no insuflável para 3 horas de rafting. O percurso era de 25km e relativamente calmo. Passamos apenas por duas ou três zonas mais apertadas o que deu ainda mais encanto ao “passeio”. Pelo meio deu ainda para fazer “body surfing” (aproveitar os rápidos mais calmos, atirarmo-nos à água e deixar que a corrente se encarregue de nos levar).
Findo o percurso voltamos ao parque de campismo para o almoço. O resto do dia foi de absoluta tranquilidade. No meio da natureza, sem carros, sem buzinadelas, sem tuk-tuks, sem vacas no meio da estrada! Absolutamente fantástico.
Chegou a noite (por volta das 7 já é completamente escuro) e não tinhamos electricidade. Acendeu-se uma fogueira e umas quantas lamparinas, serviu-se o jantar e ficamos em amena cavaqueira até às duas da manhã.

No dia seguinte acordamos, tomamos o pequeno almoço e tivemos tempo para mais desportos radicais, desta vez, rappel (ainda não tenho as fotos de domingo, mas assim que tiver ponho-as aqui). O resto do dia foi de absoluto relaxamento, entre estar sentados nas espreguiçadeiras, jogar volley e uns quantos banhos nas margens do rio para refrescar do imenso calor que se fazia sentir.
As 4h30 da tarde era hora de partir. Sorte das sortes, foi nesse preciso momento que começou a levantar-se um temporal enorme que nos acompanhou até Déli (digo sorte das sortes porque mais valeu que tenha sido na viagem de regresso do que durante a estadia). De qualquer das formas, graças a esse temporal, uma viagem que normalmente duraria 6 horas (o que já de si é ridiculo para uma distância de 250km) acabou por durar 9horas...

Deixo-vos então algumas fotos daquele que foi de longe o melhor fim-de-semana dos últimos tempos.


O Parque de Campismo

O interior das tendas

A primeira refeição

O grupo: (da esq. para a dir.: Aline, François, Florence, Eu, Arnaud e Sarah. Em baixo Ben e Kwame)

No barco

Body Surfing

Mergulhar a partir das rochas


Vista do parque

Ao fim de alguns meses finalmente algum desporto praticado...

O nosso frigorífico improvisado!

Aperitivos... batatas-fritas, amendoíns, galinha... a comida não parava de chegar

À volta da fogueira

Estrada de montanha. Curva contra curva. Precipícios bastante altos. Segurança nas estradas indianas acima de tudo!

9 comentários:

Tisha disse...

Parece-me que afinal aí pelas Indias é possível tirar umas grandes férias... Vocês falam mas é de contentes :P

Simãozinho, o Bife disse...

O que vale é que todos se queixam e depois vamos a ver e tudo com grandes excursões e o camandro...

Simãozinho, o Bife disse...

O que vale é que todos se queixam e depois vamos a ver e tudo com grandes excursões e o camandro...

Ricardo Silva disse...

Tisha... tripeira cigana - tirar grandes férias??? foi um fim-de-semana!!!

Simão - és a pessoa ideal para falar: italia, espanha, roménia, frança, suiça, irlanda... são assim de cabeça os que me lembro que fizeste/vais fazer!

Anônimo disse...

olá

Achas que todos os Portugues deviam visitar a India uma que começem a dar importância a Portugal?

sonia belmonte

Anônimo disse...

Olá
Sou Portuguesa de origem indiana de Diu
Deixava te um conselho devia tb conhecer Diu em Gujerat.
Uma parte dos indianos que vivem em POrtugal são da antiga colonia portuguesa Diu


xao

Rita Thakar

José Miguel G. disse...

Os delhiciosos queixam-se muito mas têm alta vida...e altas viagens! (Depois de proferir estas palavras sinto que o mundo vai desabar)

A verdade é que parece ter sido alto fds...radical e tal...atrever-me-ia a dizer, típico da classe média na Índia…Acampar e tal...o ar livre...


Eh eh eh…venha o próximo post!

Abraço

Anônimo disse...

Oi

Estava a planear ir em Setembro primeira vez à India, Gostava de saber o hotel chateau windsor em Bombaim é um hotel razoavel em relação preço quelidade?
Eu estou um pouco indeciso em relação ao hotel .

muito obrigado

Rui Gomes

Ricardo Silva disse...

Sónia - Como destino turistico a India é sem dúvida dos melhores países. Aqui encontra-se de tudo, desde praia, montanha, frio, calor, já para não mencionar a cultura que é completamente diferente da ocidental. Aconselho vivamente a quem puder vir... mas sempre no minimo 3 semanas.

Rita - Obrigado pelo conselho. Diu e Damão são sem dúvida sitios que adorava visitar pelo laço histórico que nos une... falta saber se tenho tempo para tal...

Zézito - Foi um grande fim-de-semana, mas nem queiras comparar as nossas viagens com as vossas. Esta foi a unica vez que saimos de Deli e não vos encontramos (porra, tb já era sem tempo :p). Este foi um tipico fim-de-semana de classe média... mas foi o único. Quem vai a Goa e vai ao Casino é claramente classe alta!

Rui - Os hoteis em Bombaím são caros na relação qualidade/preço. Aquele não era excepção. Ficamos 4 pessoas num quarto que não era nada de especial e pagamos 80 euros (20 cada) por noite... Para um pais como a India e para a qualidade do quarto foi sem dúvida demasiado caro. Acho que a melhor solução é estudar o Lonely Planet!