quinta-feira, 29 de novembro de 2007

A Chegada

Já cheguei!

Após 15 horas de viagem lá aterramos em Nova Déli, a capital da India!
Como todos já ouviram falar este é um país estranho e a estranheza começa logo na diferença horária: 5h30... sim, cinco horas e meia! Depois, ainda sem sair do avião continuam os episódios estranhos. O comandante comunica que temos que esperar porque estamos em fila de espera para estacionar o avião... Meia-hora depois lá saímos.
Para aqueles que se queixam do aeroporto da Portela e dizem "ah e tal está a chegar aos limites da sua capacidade..." é porque ainda não viram o de Déli.
Para passar no controlo de passaporte foram mais uns bons 45 minutos (e isto eram 2 da manhã... imaginem se fossem 6 ou 7 da tarde!).
Finalmente, exaustos da viagem, lá saímos todos contentes porque estaria alguém do hotel à nossa espera com uma plaquinha com o nosso nome... Pura imaginação nossa. Ninguém nos esperava. Após alguns minutos sem encontrar ninguém lá decidimos telefonar para o hotel para esclarecer a situação. Lá decidiram mandar alguém. Pelo meio decidi ir à casa-de-banho. A casa-de-banho fazia lembrar o wc de uma discoteca no fim da noite... e ainda por cima cobraram-me para mijar!
Lá chegou o nosso "motorista" e pusemo-nos a andar. Mas a estranheza ainda continuava: o parque de estacionamento fazia lembrar o do Festival do Sudoeste tal era a poeira.; e ao olhar para todos os lados só parecia que estávamos nos anos 70 na Europa tal a idade dos carros.
O resto da noite lá se passou tranquilo e finalmente por volta das 6 da manha conseguimos dormir. Acordamos as 10h só mesmo para tomar pequeno-almoço (aqui não houve razões de queixa) para depois voltar a dormir até às 6 da tarde.

Hoje decidimos ir dar uma voltinha para ver um pouco de Nova Deli. Logo à saída do hotel o choque cultural foi grande. Desde barbearias em plena rua até carroças de vacas (afinal põem-nas a trabalhar...) passando pelo trânsito caótico de moto-riquexó (tuk-tuk).
No centro da cidade encontramos de tudo: desde as principais marcas desportivas (adidas, nike...), restaurantes (ocidentais, indianos, chineses e claro as multinacionais kfc e mcdonald's - confirma-se que não há cá big macs ou cheeseburguers para ninguém), bares ocidentais e indianos. Um pouco de tudo. Para acabar a noite fomos a um bar ao estilo Irish Pub, onde encontramos um cota meio ingles, meio indiano que nos pagou bebidas e ainda nos levou a uma discoteca... a melhor cá do sítio segundo ele. Foi um dia agradável, mas a verdade é que ainda não vimos Nova Déli à luz do dia. Talvez aí o choque cultural seja ainda maior.

Bom, por hoje despeço-me que isto já vai longo e só a minha mãe é que o vai ler todo.

Beijos e abraços para todos

Família C11: boa sorte e não se queixem dos vossos países...
Subhausers: espero uma reunião extraordinária em terras indianas
Amigos (secundário, universidade e outros): as portas estão abertas para quem me quiser visitar. Curtam o bairro e a noite lisboeta mas sem exagerar. Ah, e que ninguém decida casar ou até ter mais filhos ;)
Família: 9 meses é num instante!

45 minutos para passar no controlo de passaporte...

Parque de estacionamento do aeroporto. Sudoeste volta, estás perdoado!

Ainda bem, que cortei o meu cabelo antes de vir para cá... mas algum dia hei-de ser eu!

Cota inglês que nos andou a pagar a noite. Eu sei que o gajo tem um bocado ar de bicha, mas até era porreiro





Após ter visto muitos videos na net sobre o trânsito na India, finalmente posso contribuir com o meu próprio video!

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Rádio na Índia

"Bom dia caros ouvintes,

São 7 da manhã e o trânsito em Nova Déli decorre dentro da normalidade.

Choque frontal, no IC19 cá do sítio, quando uma carroça de burros tentou ultrapassar um riquexó, embatendo num ciclista que se deslocava no sentido contrário. Até ao momento, as informações que dispomos é que um dos burros partiu uma unha da pata esquerda da frente, encontrando-se ainda no local, ocupando assim a via de circulação da esquerda.

Na 2ª circular, uma vaca, cansada da vida, decidiu deitar-se e ocupar a faixa de circulação da direita no sentido templo budista 1 -> templo budista 2. A faixa de circulação da esquerda está neste momento ocupada por 2Milhões de indianos que se encontram a adorar a vaca...

E é assim que está o trânsito em Nova Deli. Tudo normal portanto.
Passemos então à música. É uma pena isto não ser uma televisão para vocês poderem ver a quantidade absurda de pessoas que se usam para fazer um videoclip..."

Via: Dirigindo na índia - WikiDoido

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Next Stop: INDIA

Pois é pessoal, depois de 1 ano em Macau, cá vou eu mais 9 meses para a Ásia, desta vez para a India.

Agora não vou "passar férias" (quantas vezes tive que ouvir essa piada totalmente injustificada). Vou para trabalhar. Vou através de um programa de estágios chamado INOV Contacto.

Uma das coisas que este programa tem de fascinante (e que pode dar para o torto) é que não somos nós que escolhemos o destino. A organização, aicep, é que escolhe. A mim calhou-me a India! Já passei por várias fases, desde o choque, a alegria por uma nova experiência em mais um sítio estranho, a incerteza de "onde é que eu me vou meter?!", para agora estar completamente entusiasmado e de espírito bem aberto para encarar o futuro.

Após ter sido seleccionado para o programa fui enviado, juntamente com 87 felizardos (a nata da nata!) para uma semana em Braga para receber "formação". Essa semana foi simplesmente fabulosa e criou-se um espírito de grupo que jamais achei que fosse possível existir em apenas 7 dias.

Agora é só esperar que me digam o dia da partida (algures em finais de Novembro) e "India here i go"!!

Beijos e abraços para todos os que ficam. Daqui a 9 meses estou de regresso. Pelo meio vou actualizando o meu blog descrevendo a minha experiência nas terras do Gandhi

Taj Mahal, sítio obrigatório a visitar

Foto dos Contacteantes